O Processo Criativo

A comunicação através de uma linguagem corporal existe, desde que nascemos, até nossa morte. Só que muitas vezes, morremos e nem sabemos que existimos. Nosso corpo vaga pesado, desmembrando-se da mente e do espírito. Não somos apenas um monte de ossos , músculos e órgãos. Pensamos, sentimos e há os que vão em busca de uma integridade.

Em nossa época a mecanização e o rítmo acelerado das máquinas, se impõem à vida humana, de maneira nefasta, afastando-nos do nosso próprio rítmo.

O trabalho, através da consciência corporal desenvolve os sentidos, a percepção, a motricidade e a integração de áreas físicas, psíquicas e sociais de cada indivíduo.

A comunicação e a criatividade estão dentro dos objetivos principais. " A criança ama o belo por pura intuição emocional." Ela não tem dificuldade em expressar-se desde que, o orientador não interfira na sua criatividade.

Criatividade e processos de criação não são propriedade exclusiva de alguns e sim do ser humano. As artes são vistas como área privilegiadas, mas o ser humano é o instrumento pensante da criatividade em qualquer setor. Do momento que o ser desenvolve suas possibilidades com o ser individual e cultural a espontaneidade e liberdade de criar se faz presente.

Criatividade e vida caminham juntas. Nas artes plásticas os componentes formais da linguagem visual são cor, linha, superfície, volume e luz.

Esses elementos usados ordenamente , interligados ou com mais ou menos espaço dando enfase mais a um dos cinco elementos, podemos jogar de diversas maneiras criando. O mesmo acontece com a linguagem teatral falada, na qual existem vocabulários próprios e outros criam palavras ou modos de dizê-las criativamente Na linguagem corporal as possibilidades são inúmeras.


Mas limitamos a repetir o que já sabemos e o que mais nos agrada. Naturalmente o vocabulário corporal fica restrito. Compete ao orientador ajudar a enriquecer usando diversas qualidades de movimento, espaço e todo um caminho para desenvolver esse grande potencial.

Por Angel Vianna
Fonte: Faculdade-Escola Angel Vianna

Nenhum comentário:

Postar um comentário